decoração de apartamentos pequenos

5 dicas para decoração de apartamentos pequenos

Tem pouco espaço e acha que não dá para fazer algo legal? Hoje vamos te dar dicas incríveis para a decoração de apartamentos pequenos! Tenha você só um quarto, more em uma kitnet, dois ou três dormitórios apertados, uma coisa é certa: o visual vai ficar muito mais agradável com essas recomendações e você vai sentir aquele gostinho especial só de chegar na sua casa!

Hoje não viemos aqui te dar dicas básicas, como a escolha de uma mesa de centro legal, travessas de mesa interessantes ou tapetes. Queremos abrir a sua mente e te mostrar como existem alguns pontos nos quais você pode não ter pensado ainda, mas que farão toda a diferença, independente de móveis e acessórios que você tenha escolhido!

Inclusive, publicamos um conteúdo especial sobre dicas de decoração para varandas. Se quiser conferir mais tarde, vamos deixar o link aqui para aproveitar bem o seu espaço livre, combinado? Agora, mãos à obra!

 

Recomendação para salas

 

 

A decoração de sala pequena é o primeiro passo para prestigiar sua nova casa. Literalmente é o primeiro ambiente com que você se conecta, então de que adianta ter um apartamento maravilhoso se sua própria recepção não torna sua chegada mais agradável?  

Em apartamentos menores, o espaço fica ainda mais apertado quando chegam os móveis. Por isso, separamos aqui dicas que não comprometem seu espaço, muito pelo contrário, beneficiam ainda mais o seu visual:

 

1 – Parede espelhada

 

Normalmente instalada em paredes inteiras, ou meia-parede acima de sofás e mesas de jantar, a técnica dos espelhos amplia o campo de visão e traz a impressão de que o ambiente é maior do que de fato é. Além disso, traz um toque de requinte, por remeter a cristais no seu ambiente.

Basta cuidar dos seus vidros realizando a limpeza com um tecido delicado e produto próprio para esse tipo de superfície. Também é indicado manter mãos de crianças e os seus dedos longe! Assim, o vidro ficará sempre limpo e o seu ambiente, mais bonito. Providencie uma instalação profissional (evitando adesivos, que podem cair com o tempo e causar acidentes), e sua sala ficará formidável!

 

2 – Coloque quadros!

 

Essa técnica não ocupa mais espaço em sua sala, porque não invade o espaço colocando relevo em corredores ou acima do seu sofá. Mas pode trazer animação, inquietude ou luxo para o ambiente. A dica é ótima para quem não deseja poluir a sala com objetos, deixando seus pertences guardados em armários, beneficiando a decoração de apartamentos pequenos.

Uma parede branca e móveis em tons neutros combinam com praticamente qualquer cor de quadro, então é importante escolher um que represente algo que você gosta. Ao mesmo tempo, paredes que são cinza claras podem combinar melhor com quadros que têm várias cores: podem ser tons neutros (design mais sóbrio e luxuoso), tons escuros (design masculinizado) ou cores vivas (design criativo e de animado).

 

Recomendação para quartos

 

Da mesma forma que sua sala precisa ser agradável ao lhe receber, o lugar onde você vai recompor suas energias e às vezes até estudar, também precisa ter a sua cara. Em muitos casos, a escolha de cores e objetos refletem a sua personalidade e precisam agradar o seu gosto pessoal. Afinal, a sala pode ser pensada para fazer as visitas se sentirem bem, mas o seu quarto precisa se conectar com a sua essência, não concorda?

Além de pintar as paredes, escolher uma roupa de cama legal,  e a tradicional dica de cortinas encantadoras, você pode ainda instalar:

 

3 – Módulos! 

 

Sua função principal não é guardar qualquer objeto, como armário e guarda-roupa, mas receber itens de decoração que podem refinar o seu ambiente. Alguns podem ser equipados com livros, troféus e outros com porta-retratos e estatuetas.

 

 

Existem opções em diferentes tons de madeira, preto ou branco, mas para quem gosta de ousar a instalação de leds pode ser uma boa pedida: são luzes equipadas ao fundo dos módulos que podem acionar uma cor ou várias cores, melhorando a primeira impressão de alto impacto do seu ambiente e valorizando os itens que você vai deixar no módulo de parede.

 

4 – Já pensou em beliche?

 

Sabemos que o seu quarto precisa ter uma cama, mas poucas pessoas cogitam em instalar beliches, e a ideia é ótima para quem terá só uma pessoa dormindo no cômodo. Isso porque as beliches permitem que sobre um espaço ao chão, no qual você pode instalar escrivaninha, mesa de estudos ou uma cortina, o que formaria uma toca para crianças brincarem.

Além de você aproveitar melhor o espaço, o que será feito abaixo da beliche pode favorecer a decoração do quarto, porque você pode escolher uma cadeira interessante, decorar a parede em frente à escrivaninha (com lousa de ímã, por exemplo), e até colocar um vaso ou estatuetas na nova superfície que você decidiu aproveitar. Isso não poderia ser feito se ali tivesse simplesmente uma cama, certo? Então, considere colocar o colchão para cima para fazer algo mais bacana em baixo!

 

5 – Guarda-roupa espelhado

 

Assim como acontece em salas, a instalação de espelhos aumenta a impressão da amplitude do seu ambiente, mas quando você coloca embutido em um móvel, você também oferece mais praticidade e economia de espaço. Sua parede pode ser ocupada com módulos, quadros ou outra ideia de decoração, sem que seja atrapalhada por um espelho independente! Já pensou nisso? Há ainda quem decida dar aquele upgrade no espelho, e decorar com alguns adesivos, ou mesmo escrever mensagens carinhosas com canetinhas.

É importante saber se a instalação foi feita com adesivagem. A forma ideal para limpeza do espelho embutido é a mesma da sala, mas você precisa ser mais delicado para não quebrar o espelho. Oriente crianças a não jogarem brinquedos ali e tenha cuidado redobrado quando for limpar o quarto, evitando que bata com o cabo de vassoura, combinado? Talvez a loja não tenha o espelho para reposição, e você precisará encomendar um do zero!

 

Você já pensou no seu corredor?

 

Agora que você já sabe as melhores dicas para decoração de apartamentos pequenos, temos que admitir: nada salva um design de interiores se as suas paredes são sem sal… Ou seja, sem graça! Então vamos adicionar um bônus aqui, não com objetos que vão requintar sua decoração, mas cores que vão dar vida ao seu ambiente sem ocupar mais espaço!

Papéis de parede fazem toda a diferença para dar aquele UP no seu ambiente. Com ou sem textura e relevo, são instalados em faixas e podem ocupar uma parede inteira, como apenas parte dela. O visual fica mais minimalista do que os quadros. Eles podem inclusive enganar os olhos e aparentar ser uma instalação de alvenaria ou mesmo madeira. 

Agora, pensando em cozinhas e banheiros, caso você tenha um monte de azulejo e não possa instalar papel de parede, que tal adesivar não só os ladrilhos, como também os armários?

Normalmente, a mesma loja que vende papéis de parede também vende adesivos especiais que não danificam a superfície e são fáceis de remover, além de serem extremamente duráveis. Estamos falando aí de pelo menos 5 anos em que os adesivos ficam tão intactos quanto os papéis de parede: isso é, se forem instalados corretamente! O mesmo profissional que colocou o papel de parede, pode colar os seus adesivos. Garantimos que o seu apartamento vai ficar lindo!

 

Um conselho para você não se arrepender depois!

 

Antes de pegar todas essas dicas e já colocar em prática, recomendamos que analise a combinação de cores que você deseja no seu apartamento. Se não quer contratar um design de interiores, uma dica é usar sites disponíveis para te sugerir a paleta de cores ideal: isso vai impedir a poluição visual do seu ambiente, vai evitar que você se canse rapidamente da sua nova decoração, além de valorizar o seu estilo pessoal!

 

 

Comece imaginando uma cor da qual gosta. Por exemplo: roxo normalmente é atraente para quem trabalha com criatividade, amarelo é para quem deseja se sentir mais feliz, o vermelho é para pessoas mais agitadas que gostam de uma rotina intensa. Color Hunt, Colorspace, Colors e Muzil Colors são sites que recomendamos para sua pesquisa!

Com sua cor em mente, saiba que cinza, preto e branco combinam com tudo, mas use com moderação: o branco em excesso pode causar ansiedade e o preto pode ser sufocante. Na dúvida, você pode manter as paredes neutras com um cinza bem clarinho!

 

Qual apartamento é a sua cara?

 

Ainda mais importante do que pensar na decoração de apartamentos pequenos, é escolher aquele que cabe no seu bolso sem deixar de viver com a localização perfeita. Para não abrir mão do lazer que deseja no seu condomínio, ter acesso ao melhor custo-benefício e conhecer imóveis na região que você deseja, você pode falar com a Kotel.

Assim, podemos filtrar os apartamentos disponíveis em Porto Alegre para encontrar o lar dos seus sonhos. Há diferentes opções de metragem, quantidade de quartos, espaço para varandas e bairros criteriosamente selecionados para você. Esperamos o seu contato!