Parques em Porto Alegre

5 parques em Porto Alegre incríveis

Alguns parques em Porto Alegre são parada obrigatória para a sua experiência valer a pena.

 

A capital do Rio Grande do Sul não desaponta moradores locais e turistas  que querem quebrar o padrão da vida urbana para descansar em meio à natureza, refletir sobre a vida e passar um bom momento com a família.

 

Logo na praça da Matriz, você encontra a famosa Catedral Metropolitana renascentista, mas existem outras maravilhas que podem ser desfrutadas. Hoje, separamos aqui os parques mais elogiados para você conhecer e programar o seu passeio! Olha só:

 

1 – Parque da Marinha

Se esse é seu hobby, então vai adorar essa recomendação! O Marinha do Brasil é um dos parques em Porto Alegre que respeita o gosto popular pelo meio urbano, mas foi inaugurado para os moradores se conectarem melhor com o Lago Guaíba.

 

Essencialmente esportivo, conta com quadras de futebol de salão, vôlei, tênis, basquete, stake e inclusive as famosas pistas de patinação.

 

Parques em Porto Alegre

 

 

Quem gosta de ciclismo ou adora praticar atividades físicas ao ar livre, dividindo a experiência com moradores locais e turistas, vai apreciar a visita.

 

Só o eixo aquático é uma atração de 10 mil metros quadrados que corta o parque, um caminho de 700 metros a ser trilhado. Já para quem busca uma experiência romântica e quer se encantar com o pôr do sol, pode dar uma paradinha no chamado Recanto da Saudade.

 

O Parque Marinha também conta com vestiários e três áreas de estacionamento.

 

Para quem é fã da natureza, vai conhecer 11 hectares encantadores: são bosques ricos em quero-quero, bem-te-vi, rabo de palha, sabiá, joão de barro, canário da terra e até pica-pau amarelo.

 

Se você prestar muita atenção no lago, pode ainda avistar pequenas tartarugas e peixes.

 

Poucos sabem, mas a urbanização da sua primeira avenida foi desenvolvida por uma empresa holandesa, o que marcou o início das suas obras. O tratamento paisagístico foi desenvolvido pela Secretaria Municipal em 1972, e poucos anos depois o parque foi inaugurado.

 

Quer visitar?

 

Se você ficou com vontade de conhecer a mata nativa e suas espécies exóticas, encontrará o parque na avenida Borges de Medeiros, 2035, no bairro Praia de Belas.

 

Você pode ainda marcar tours e propor passeios escolares junto da Unidade dos Parques Urbanos da cidade, através do número 3289-2241. Lá está aberto todos os dias, 24 horas por dia!

 

O Marinha do Brasil, localizado no bairro Praia de Belas, não fica distante dos bairros mais privilegiados de Porto Alegre, como Boa Vista, Petrópolis e Três Figueiras, que oferecem imóveis extraordinários para quem deseja morar bem.

 

2 – Jardim Botânico

O Jardim Botânico de Porto Alegre tem 36 hectares de tirar o fôlego: esse é um dos principais pontos turísticos da cidade. Toda coleção de plantas é identificada, catalogada e acompanhada durante o seu crescimento no parque por botânicos, profissionais dedicados a proteger a mata e evitar sua extinção.

 

O lugar é excelente para fazer piqueniques, aproveitar trilhas de arboreto e apreciar lagos e canteiros de flores.

 

Parques em Porto Alegre

 

A flora nativa tem ainda atividades educativas, adquire árvores gaúchas no viveiro de vendas e periodicamente recebe grupos escolares. Isso porque, além de cumprir o seu papel social de entreter a população, conta com biólogos responsáveis que integram o trabalho de botânicos, desenvolvendo atividades de pesquisa, conservação e educação ambiental.

 

O parque é um privilégio de quem vive em um dos bairros mais tradicionais de Porto Alegre. Seus 245 anos de história tornaram o Jardim Botânico referência em hospitalidade e beleza na cidade. Mesmo que esteja localizado na zona urbana, a sugestão é ótima para quem busca fugir da aglomeração, sem abrir mão de uma boa estrutura.

 

Como chegar lá?

 

Suas principais vias de acesso são a Rua Guilherme Alves e Barão do Amazonas. Você também pode acessá-lo pela Avenida Ipiranga, que fica aos contornos do parque.

 

O Jardim fica muito próximo do Centro Histórico de POA (somente a 7 quilômetros de distância!) e a poucos minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

 

Ele está aberto todos os dias (com exceção de segunda-feira) entre 09:00 e 17:00. Está pensando em se mudar para a zona leste de Porto Alegre, mas quer ter contato com a natureza e dar aquela escapada da vida urbana? Clicando aqui, você encontra excelentes sugestões de imóveis no bairro do Jardim Botânico! 

 

3 – Parque Moinhos de Vento

Juntando o útil ao agradável, para esportistas que também gostam de passeio em família, recomendamos o Parque Moinhos de Vento, que é conhecido na cidade como Parcão. Aberto 24 horas todos os dias, fica na Rua Comendador Caminha.

 

Moinhos de Vento

 

Lá você encontrará pista de patinação, jogging, quadras de futebol, vôlei e tênis, além de aparelhos de ginástica para se reunir com moradores locais e colocar as atividades em dia!

 

Para as crianças, você encontrará cantos de recreação artesanais, feitos com toras de eucalipto, além de uma biblioteca infantil.

 

Diferente de outros parques, aqui você não encontra estreitas trilhas de circulação, mas amplos espaços que levam a diferentes caminhos, sempre com uma mata exuberante ao seu redor, e conforme passeia se depara com todas essas atrações e quiosques.

 

Suas opções de lazer fazem do Parque Moinhos de Vento uma ótima indicação não só para turistas, mas também para moradores locais que buscam por parques em Porto Alegre com um lazer fora do padrão. E aí? Hora de planejar uma visita?

 

4 – Parque Farroupilha

O Parque Farroupilha, mais conhecido como Parque da Redenção ou simplesmente A Redenção, é um dos mais tradicionais de Porto Alegre e caiu no gosto popular. Localizado no bairro Bom Fim, é muito visitado pelos porto-alegrenses.

 

Alguns buscam o espaço para praticar esportes ao ar livre, outros decidem tomar chimarrão com a família e os amigos. Há aqueles que simplesmente querem um lugar para pensar na vida, e vão curtir as trilhas!

 

Parque Farroupilha

 

Ao redor do parque, você encontra diversos edifícios que fazem parte do legado histórico da arquitetura da cidade.

 

O que gerou protestos em 2022 foi a possibilidade da prefeitura vender o espaço para uma empresa privada, mas por enquanto o parque ainda é municipal e você pode visitá-lo 24 horas por dia, em qualquer dia da semana e sem pagar para entrar!

 

Lá você encontra monumentos, palmeiras para fotos esplêndidas, pedalinhos para se divertir com a família, minizoo para visitar e conhecer animais que passam por recuperação.

 

Além disso, alertamos ser impossível não se encantar com os orquidários espalhados! São 37 hectares para desfrutar, então pode levar a família toda!

 

5 – Parque Moacyr Scliar

Por fim, é impossível deixarmos de recomendar o Parque Moacyr Scliar (ou Orla do Guaíba, como alguns gostam de chamar).  Inaugurado em 2018, ele é reconhecido internacionalmente e faz parte de um dos passeios urbanistas mais influentes do século XX. 

 

Parques em Porto Alegre

 

O parque tem uma nova área de lazer e conta com ciclovia para passeio público, mirantes e quadras esportivas. Um dos seus diferenciais está no ancoradouro para barcos de passeios turísticos, que chama tanto a atenção de visitantes locais.

 

Ninguém precisa temer: o espaço é tão amplo que a Guarda Municipal já instalou 39 câmeras de monitoramento e uma boa iluminação noturna. Seu diferencial está na presença de quatro bares e um restaurante panorâmico, o que traz opções de comes e bebes mais amplas do que os tradicionais parques de POA.

 

Você pode visitá-lo na Avenida Edvaldo Pereira Paiva a qualquer momento ou dia da semana. Os bares e restaurante podem até estar fechados, mas o parque não fecha seus portões!

 

Dicas antes de visitar!

 

Como o Moacyr Scliar ficou famoso rapidamente após a inauguração, o espaço chegou a receber 50 mil pessoas por dia, o que obrigou a prefeitura a divulgar algumas regras para garantir a preservação local, como sempre levar animal de estimação na coleira (e se preparar para coletar a própria sujeira), jogar lixo sempre no lixo e não pode entrar com veículos dentro do parque, combinado?

 

Quebrando algumas expectativas, também não pode andar de skate (para isso, opte pelos outros parques esportistas que recomendamos aqui!), realizar churrascos locais, acender fogueira ou produzir barulho excessivo, como acionar buzinas e alto falantes.

 

Independente disso, a diversão é garantida, o paladar da culinária local é maravilhoso, e você vai aproveitar bastante!

 

Os bairros são seguros?

Melhor do que conhecer os parques em Porto Alegre, é poder morar do ladinho deles, não concorda? Selecionando o bairro certo, você desfruta de praticidade para manter as atividades profissionais em dia, fácil acesso a sua residência e tem o privilégio de morar próximo à natureza para aproveitar o fim da tarde e dias de folga como bem desejar.

 

Os especialistas da Kotel conhecem de ponta a ponta cada um dos bairros de parques em Porto Alegre e arredores, com informações sobre segurança, a praticidade de sua localidade e todas as vantagens de se morar em cada região. Clicando aqui, já pode conversar com a equipe para identificar de prontidão o melhor imóvel que espera por você!